sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Desfralde! - Missão impossível?

Não estava bem certa de que deveria escrever um post sobre este assunto. Sim, o DESFRALDE!!! Algo pelo qual todas as pessoas com filhos ou já passaram ou irão passar....

Nem todas com as mesmas experiências, pra alguns fácil, pra mim difícil e demorado. Estressante e frustrante pra dizer o mínimo!

Resolvi escrever minhas experiências, pois quando estava nos "momentos críticos", em tudo quanto é blog que eu pesquisava todas tinham experiências "cor-de-rosa" sobre o assunto. Tipo: senti que meu filho estava pronto, então com dois anos comprei um penico e em um mês estava tudo resolvido....

Minha experiência não foi assim... Bemmm longe disto!!! Já estava pensando que iria ter de comprar fraldas até perder de vista, que eu nunca ia conseguir.... e me sentia pior ainda com todos aqueles textos que só exaltavam a minha falha: não conseguir tirar a fralda.

Então você amiga, que está desesperada, cujo filho já "passou da idade" e ainda usa fraldas... CALMA!!! Uma hora as coisas entram nos eixos.

Pois então... com dois anos e meio comecei a função. O pequeno é que viu um penico daqueles em forma de bicho da Fisher Price (um sapo) e me pediu pra comprar. Ótimo pensei, vai ser moleza! Quem disse? O pobre "sapão" virou enfeite na sala, brinquedo, tudo menos "penico".

Com três, em março, combinamos de fazer uma nova tentativa, com o apoio da professora da escola. Como mais outros quatro coleguinhas ainda usavam fralda, tentamos uma "operação conjunta". Resultado: meu filho ficou revoltado, começou a bater na prof e nos colegas, enfim, ficou super agressivo. Os outros colegas? Todos largaram as fraldas e um depois de 15 dias não usava mais nem pra dormir!!!! Mais uma derrota, acabamos dando um tempo pra não piorar a situação comportamental.

Lá por setembro, após muita conversa, recomeçamos. Criei um painel com desenhos do peniquinho e uma caixa de recompensas. A cada pipi no local correto, uma surpresa da caixinha. Alidado a isto, começamos a tirar a fralda por uma hora pela manhã e uma pela tarde na primeira semana, depois passamos para duas e assim por diante. Após milhares de vazamentos, cerca de dois meses depois, o processo de ir ao banheiro se tornou mais natural. Êba!!!! Etapa um concluída!!!!

Tivemos, após mais de ano, sucesso no desfrade diurno. As fraldinhas permaneciam durante o período noturno. Mas esta conquista já foi um enorme alívio...

Amanhã prossigo com o desfralde noturno. Senta aí que temos muito chão pela frente!!! Você não está sozinha nesta luta!!!   

3 comentários:

  1. Por aqui o problema têm sido os cocós pois nunca os quer fazer no penico. Já os chichis são todos feitos no penico ou na sanita.Mãe sofre:)

    ResponderExcluir
  2. Mãe sofre mesmo, querida!!! Mas pode ter certeza que uma hora tudo acaba dando certo. A gente tem de ser persistente, é tudo que nos resta!! Grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Nem me fale! Por aqui não tah fácil não. Desde dezembro estamos sem fralda durante o dia, exceto para sair para lugares onde fica dificil lidar com os escapes. Mas meu filhote nunca pede para fazer xixi, nem uma única vez e agora deu p se negar a ir quando vou leva-lo. Ai ai, Já pensei em voltar para as fraldas e dar tempo ao tempo, mas não sei,,, Pelo menos o 2 ele pede p fazer, mas o xixi? Já tentei de td. Livrinhos de desfralde, cartelinha recompensa e nd

    ResponderExcluir

Adoro receber um recadinho! Obrigada pelo carinho... e volte sempre, estarei esperando!

Schreib doch einen Kommentar für mich... Ich würde mich so sehr darüber freuen... Und komm doch bald wieder vorbei!!