quarta-feira, 12 de junho de 2013

Crônica: e aí, é assim mesmo??

Ótima esta crônica da Viviane Bevilacqua, publicada pelo Diário Catarinense:


O Dia dos Namorados vem aí... É na quarta- feira, tradicional dia do sofá. Será que ainda tem casalzinho que namora no sofá da sala, às vistas do pai, da mãe, da avó ou então daquele irmãozinho mais novo, que o pai mandava ficar por ali, “ segurando vela”, para evitar um amasso um pouco mais audacioso? Ah, que era bom namorar no sofá, isso era. Em homenagem à data, pequenos diálogos sobre o Dia dos Namorados, acompanhando um casal que vai amadurecendo junto... Quando os apaixonados têm 15 anos de idade:
– Fofucha, o que você vai me dar de presente?
– Ai, Fofucho, tipo assim, sei lá. E tu?
– Ai, tipo assim, sei lá também. O que você quer?
– Ai, não sei. Um beijo e abraço tá bom. Só quero tu, tipo, só pra mim.
– Pô, Fofucha. Eu ia dizer isso, não vale.
– Tu não queres nem um chocolatinho?
– Pô, chocolate, engorda. Sacanagem.
– Tá Fofucha, foi mal. Tipo, não dou então.
– Ah, mas agora eu fiquei querendo. Pode ser chocolate. Mas tem que ser trufa.
– Pô, trufa é caro, meu. A grana não dá. Não pode ser só o beijo e o abraço?
– Ah, agora vai negar o chocolate, Fofucho? Pô.
Quando eles têm 20:
– Amoreco, o que você vai me dar na quarta- feira?
– Puxa, minha linda, você sabe que a bolsa do estágio é só de RS 500. Não dá pra te dar nada caro. Eu adoraria te dar uma joia, mas não posso. O que você quer ganhar? – Ah, sei lá, só uma lembrancinha...
– Tipo um cartão, com um texto bonito?
– Mas só um cartão?
– Quem sabe um cartão e uma rosa? Melhorou?
– É bom, mas... Sem nenhuma surpresinha?
– Se você não tivesse perguntado, eu teria dado o cartão e a rosa de surpresa. Agora estragou tudo.
– Então, trate de achar mais alguma coisinha pra montar este kit... Mas não me conta, que eu não quero saber! Aos 25, perto do casamento:
– Amor, então fica combinado. Este ano nada de presente no Dia dos Namorados. Juntamos o dinheiro que iríamos gastar com jantar e presentes e vamos comprar os móveis que faltam para montar o apartamento.
– Aceito, mas pelo menos umas flores eu acho que mereço... Aos 30, após o nascimento do primeiro filho:
– João, sabe que dia é amanhã?
– Não faço nem ideia, Ana, por quê?
– É o Dia dos Namorados. Nós não vamos fazer nada?
– Como? Amanhã é quarta, tua mãe já disse que na quarta ela dá aula e não pode ficar com o guri, a babá também não vem na quarta, eu chego quase nove da noite em casa, podre de cansado, e você nesta hora termina de amamentar e se atira na cama, mal consegue jantar e dormir um pouco até a próxima mamada. Namorar é verbo que não se conjuga mais nesta casa há muito tempo.
– Calma João, um dia isso passa... Eu vou pelo menos ganhar um presente?
– Você está ficando espertinha, quer presente no Dia das Mães e dos Namorados... O que você quer?
– Mais um sutiã destes que tem janelinha... É tão fácil para abrir na hora de amamentar... Aos 50, após estar com todos os filhos adultos:
– Joãozinho, sabe que dia é amanhã?
– Claro, quarta- feira, dia de jogão na TV!
– Não, querido, é o Dia dos Namorados.
– Claro, eu estou brincando. Eu não esqueci. Amanhã vou comprar um buquê de flores pra ti.
– Ah, mas eu queria fazer uma coisa diferente, ir a um restaurante legal, ver gente, dar risadas, ver nossos amigos, sair um pouco da rotina. Nós nunca fizemos nada diferente, nossa vida é totalmente previsível.
– Mas tem que ser justamente amanhã, quando tem jogo na TV?
– Tá, tá, esquece. Perto dos 80, depois de uma vida inteira juntos:
– Meu velho, sabe que dia é amanhã?
– Hein?
– Que dia é amanhã?
– Amanhã? É quarta, dia 12 de junho. A gente tem médico marcado?
– Não, é outra coisa.
– Dentista?
– Não, outra coisa.
– O INSS vai pagar mais cedo este mês?
– Desisto, amanhã é o Dia dos Namorados.
– Ah, grande coisa. E nós temos namorado, por acaso?
– Deixa, velho, deixa, vem tomar tua sopinha.
– Eu vou, mas só se você me der um beijinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro receber um recadinho! Obrigada pelo carinho... e volte sempre, estarei esperando!

Schreib doch einen Kommentar für mich... Ich würde mich so sehr darüber freuen... Und komm doch bald wieder vorbei!!