Algumas dicas de costura que eu obtive em um vídeo encartado na revista "Love of Quilting", de Fons & Porter's. Espero que gostem e aproveitem!!!
- Guardar estêncils pendurados em cabides (usando prendedores para pendurar).
- Para organização: bandejas de frutas lavadas para guardar utensílios de costura e pedaços de tecido.
- Para guardar placa de corte grande: prendedores grandes para uso em marcenaria (parecem um alicate) presos atrás de um armário com rodinhas.
- Para proteger pontas de tesouras pequenas: cortar um pedaço de canudo de plástico e colocar como uma capa na ponta.
- Colocar retalhos de mesmo tamanho em uma embalagem etiqueta para facilitar a busca e utilização em posteriores trabalhos.
- Colocar pequenos pedaços de tecido que você já tenha em um álbum de fotografias pequeno para quando vai a loja procurar outros que combinem.
- Caixas para guardar comprimidos (aquelas com pequenas divisórias) servem para organizar bobinas de máquina e outras miudezas.
- Para marcar margem de costura diferenciada na máquina de costura: usar fita adesiva.
- Para festa de “amantes da costura”: utilizar retalhos de tecidos (tamanhos próximos a de um guardanapo de boca), dobrar de forma criativa e colocar neles os talheres na mesa de jantar. No final os convidados podem levar seus tecidinhos de lembrança.
- Deixar sempre dois ou três projetos em andamento empacotados com todo o material necessários para execução em uma bolsa ou sacola. Levar para consultas médicas, viagens...
- Redinha de flores (daquelas que vem nos botões de rosa) para proteger os carretéis de linha (para não desenrolarem).
- Utilizar passadores tipo “tic-tac” ou clips grandes coloridos em vez de alfinetes quando se está quiltando uma peça.
- Para conseguir um tecido personalizado: escolher um pano de cor sólida e com spray aplicar alvejante. Dá um efeito “manchado”.
- Fazer um álbum com foto do trabalho, pedaços de tecido e projeto. Quando se quer fazer outro estará tudo ali explicado.
- Arquivo para revistas de patchwork: em um álbum colocar a cópia da capa da revista + índice. Assim não precisa folhear pilhas de revistas para achar um determinado projeto.
- Para tirar fiapos de linha de móveis e roupas, utilizar uma escova de pentear cachorros (parte macia e não a rasqueadeira).
- Caso a sua máquina de costura “ande”, colocar embaixo dela um pedaço de tapete anti-derrapante.
- Embalagens de balas “tic-tac” são ótimas para guardar agulhas.
- Ter um imã por perto para prender agulhas enquanto estiver fazendo uma pausa no trabalho ou para achá-las quando caírem no chão.
- Envolver os carretéis em um pedaço de filme plástico para que a linha não desenrole.
- Utilizar um “macarrão de piscina” para enrolar trabalhos em andamento, evitando que a peça amasse.
P.S. O vídeo era em inglês. Como meu inglês não está lá uma Brastemp, me perdoem se traduzi alguma coisa errado...
Caderno de pontos de bordado livre nº1 18 pontos
Há uma semana
Oi Lu!
ResponderExcluirCom inglês "Brastemp" ou não.. as dicas são ótimas, de todas a que mais gostei foi a última, imagine poder guardar uma colcha enrolada ao invés de toda dobrada??
Beijos
Otimas dicas,adorei o post.
ResponderExcluir