sábado, 17 de janeiro de 2015

Desfralde - Parte II

Está por aí ainda? Então vamos lá!

Um ano após o desfralde diurno, pequeno já com 4 anos completados em maio, resolvemos aproveitar o verão para a etapa final: desfrade noturno.

Li em muitos lugares que o importante é ver se a fralda noturna está seca quando a criança acorda. Sinal de que ela é capaz de segurar o xixi por bastante tempo. E isto já vinha ocorrendo aqui em casa. Tipo uma vez por semana, é que ela estava molhada, de resto amanhecia limpinha.

Uma noite perguntei ao pequeno se ele não queria dormir só de cuequinha, que era mais conforável, mais fresquinho, que a mamãe viria de noite para irmos juntos ao banheiro... Aquela conversa que vocês já conhecem. Desafio aceito!  

Ah, antes que eu me esqueça! Em prol da limpeza e conservação do colchão, não deixe de forrar a cama com um plástico quando começar o desfralde noturno. Comprei aqueles plásticos para toalha de mesa a metro em uma ferragem. Barato e eficiente!

Comecei levantando pra levar o meu filho no banheiro de duas a três vezes por noite. Muitas vezes eu chegava lá e ele estava dormindo, todo mijado, nem tinha se dado conta do acidente! Então comecei a notar em que horário isto acontecia pra tentar chegar antes. 

Não se iluda, você vai trocar muito lençóis mesmo! Nos primeiros dias cheguei a trocar a roupa de cama duas vezes. Tenha um estoque de pijamas e lençóis à mão!

Após o primeiro mês - com muitos acidentes - notei que levando o Felipe ao banheiro à 1h30min e às 4h30min ele acordava sequinho. Coloquei o despertador pra funcionar e as coisas começaram a ficar mais regradas, apesar do meu cansaço no outro dia.

Um belo dia ele mesmo acordou de noite e me chamou pra levá-lo no banheiro. Mais um vitória!!! 

No segundo mês resolvi experimentar levar ao banheiro só à 1h30min. Deu certo! Ele não fez mais xixi depois e eu tive uma noite de sono com menos interrupções.

Como as vezes ele ia até o banheiro e não fazia xixi ou simplesmente reclamava para levantar alegando que "não estava com vontade" de fazer xixi, uma noite resolvi esperar que ele chamasse pra ver no que dava.

Surpresa: não me chamou e estava com a cama sequinha. Os dias, ou melhor, as noites se seguiram assim.... Ele aprendeu!!!! 

Agora só levo ele antes de ir dormir ao banheiro e se ele me chama durante a noite. Não tenho mais nem controlado a quantidade de ingestão de líquidos perto da hora de dormir.

Eu e ele conseguimos! E o pacote restante de fraldas que ficou durante todo este período intocado já foi doado. Ufa!!! É um alívio tremendo....  

    


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Desfralde! - Missão impossível?

Não estava bem certa de que deveria escrever um post sobre este assunto. Sim, o DESFRALDE!!! Algo pelo qual todas as pessoas com filhos ou já passaram ou irão passar....

Nem todas com as mesmas experiências, pra alguns fácil, pra mim difícil e demorado. Estressante e frustrante pra dizer o mínimo!

Resolvi escrever minhas experiências, pois quando estava nos "momentos críticos", em tudo quanto é blog que eu pesquisava todas tinham experiências "cor-de-rosa" sobre o assunto. Tipo: senti que meu filho estava pronto, então com dois anos comprei um penico e em um mês estava tudo resolvido....

Minha experiência não foi assim... Bemmm longe disto!!! Já estava pensando que iria ter de comprar fraldas até perder de vista, que eu nunca ia conseguir.... e me sentia pior ainda com todos aqueles textos que só exaltavam a minha falha: não conseguir tirar a fralda.

Então você amiga, que está desesperada, cujo filho já "passou da idade" e ainda usa fraldas... CALMA!!! Uma hora as coisas entram nos eixos.

Pois então... com dois anos e meio comecei a função. O pequeno é que viu um penico daqueles em forma de bicho da Fisher Price (um sapo) e me pediu pra comprar. Ótimo pensei, vai ser moleza! Quem disse? O pobre "sapão" virou enfeite na sala, brinquedo, tudo menos "penico".

Com três, em março, combinamos de fazer uma nova tentativa, com o apoio da professora da escola. Como mais outros quatro coleguinhas ainda usavam fralda, tentamos uma "operação conjunta". Resultado: meu filho ficou revoltado, começou a bater na prof e nos colegas, enfim, ficou super agressivo. Os outros colegas? Todos largaram as fraldas e um depois de 15 dias não usava mais nem pra dormir!!!! Mais uma derrota, acabamos dando um tempo pra não piorar a situação comportamental.

Lá por setembro, após muita conversa, recomeçamos. Criei um painel com desenhos do peniquinho e uma caixa de recompensas. A cada pipi no local correto, uma surpresa da caixinha. Alidado a isto, começamos a tirar a fralda por uma hora pela manhã e uma pela tarde na primeira semana, depois passamos para duas e assim por diante. Após milhares de vazamentos, cerca de dois meses depois, o processo de ir ao banheiro se tornou mais natural. Êba!!!! Etapa um concluída!!!!

Tivemos, após mais de ano, sucesso no desfrade diurno. As fraldinhas permaneciam durante o período noturno. Mas esta conquista já foi um enorme alívio...

Amanhã prossigo com o desfralde noturno. Senta aí que temos muito chão pela frente!!! Você não está sozinha nesta luta!!!   

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Escavação arqueológica

Eu sempre adorei história, civilizações antigas, leiturinhas sobre "intrigas palacianas" e tudo mais! E quem nunca se imaginou como um explorador, descobrindo tesouros ocultos a muito e muito tempo???

Tá, posso ter visto muito "Indiana Jones" na sessão da tarde.... mas vai, admite, deve ser muito emocionante participar de escavações. fazer descobertas....

Vou contar pra vocês: participei de uma, e no conforto do ar-condicionado lá de casa! Como????

Ganhamos este kit escavação de presente, vindo direto da Dinamarca: vem com as ferramentas para remover a camada arenosa e descobrir um dinossauro.


Bem legal!

Acho que a mamãe trabalhou e se divertiu mais que o filhinho!!    

domingo, 11 de janeiro de 2015

Feliz Ano Novo!!!






Pessoal, quero desejar a todos que passam por aqui um Feliz Ano Novo! 
Andei meio sumida, né? Mas eu justifico: vieram as festas, uns dias de folga, muito calor, atividades familiares... uma certa preguicinha....
Mas, aqui estou eu! Que 2015 seja de muitas alegrias e realizações!!!!